Nanotecnologia de

alta
performance

Nanotecnologia de alta performance

Nanotecnologia.

A evolução da tecnlogia.

Desde a década de 50, cientistas vem usando o termo NANOTECNOLOGIA, pare se referir a revolução silenciosa e invisível que modificando nossas vidas diariamente. As nanopartículas, são de certa forma, versões melhoradas dos materiais já utilizados por nós, causando melhoria significativa de processos, produtos e soluções tecnológicas. São partículas tão pequenas que cabem 1 bilhão de vezes dentro de 1 metro, ou seja, em termos proporcionais, uma partícula nano poderia ser comparada com uma bola de futebol em relação a terra. Essa tecnologia permite compactar “coisas” tornando-as mais leves, ou mais fortes, ou então mesmo ampliar as reações físicas- químico que é possível obter por métodos e materiais convencionais. Um exemplo disso é o Grafeno, um material com impressionante e superior performance em comparação com os produtos de fibra de carbono. 

Para entender didaticamente, o processo de construção das super-fibras começa com os nanotubos de grafeno. Esses tubos são até 10.000 vezes mais finos do que um fio de cabelo, cujas paredes têm espessura de alguns poucos átomos ou mesmo de um único átomo. A resistência à tração, a capacidade de deformar um material, para os nanotubos de carbono é 3,5 vezes maior do que a resistência da seda das teias de aranha, 100 vezes mais resistente que aço, 100 vezes maior condutividade elétrica do que o cobre, ultraflexível e impermeável, ultra leve e transparente. Sua capacidade de absorção energética também é impressionante, as nanofibras de grafeno podem chegar a ter 3 vezes maior a resistência do que os tradicionais materiais usados como proteção balística (roupas e coletes à prova de balas) como o Kevlar, Dyneema, alumínio e outros. Devido a todas essas qualidades, o Grafeno é considerado o material mais resistente já descoberto pela humanidade. 

Atualmente a nanotecnologia está presente em diversos produtos que facilitam nosso dia a dia, como componentes eletrônicos, smart phones, smart tv, protetor solar, maquiagem, medicamentos, exames clínicos, alimentos, restauração de tecidos ósseos, lentes de óculos e fotografia, dentre outros produtos, com diversas funções, que podem ir desde o tempo de resposta de um comando por exemplo, como maior rapidez no tempo de efeito de um medicamento. 

Essas partículas, somadas a produtos e matérias orgânicas + biodegradáveis + biovegetais (plant based), transformadas com a tecnologia da nano4you nos nossos produtos, funcionam de forma que possibilitam processos únicos. 

Esses processos, por exemplo, emulsionam as sujidades através dos poros das superfícies mais fechadas, expelindo as sujeiras; proteção de superfícies sem criar película (por tensão superficial); recuperação de superfícies sem uso de tinta e solventes; limpeza sem danificar materiais; e autoproteção: que mesmo se forem utilizados de forma inadequada, os produtos, ou aplicados em excesso não afetam os materiais, dentre outras evoluções, em diversos materiais e nano-processos. 

Autenticidade: na nano4you todos os processos, formulas, resultados e aplicações são avaliados no exterior e no Brasil por órgãos públicos e privados, utilizando ferramentas, como ressonância magnética nuclear, testes de envelhecimento acelerado, simulação de raios UV, impermeabilização e proteção em condições extremas.

Leandro Berti
Pós PhD em Nanotecnologia  pela Universidade Sheffield UK
Membro Conselho Cientifico Nano4you

Fabiano Polak
VP PD&I
Pesquisa Desenvolvimento & Inovação da Nano4you

Conheça os produtos que
possuem Nanotecnologia
aplicada.