Como Eliminar Mofo e Bolor de Objetos e do Ambiente

mofo e bolor

Está tendo problemas com mofo e bolor nas paredes do seu ambiente ou com objetos com manchas e mau odor? Vamos dar dicas de como eliminar os fungos e deixar o local higienizado para não prejudicar a sua saúde e a da sua família!

O mofo, também chamado de bolor, é uma colônia de fungos, seres microscópicos, que se aloja em locais úmidos, escuros, fechados e com pouca ventilação. Como eles se alimentam de outras matérias orgânicas, sua presença se torna prejudicial e pode causar males e doenças no organismo, como problemas respiratórios, erupções na pele e infecções nos pulmões.

São facilmente identificados como manchas pretas ou verdes nas paredes, tetos, superfícies de objetos e em locais úmidos, como banheiros, cozinhas, porões, banheiras e perto de aparelhos como ar-condicionado.

Portanto, é importante combater os fungos e retirar toda a mancha de bolor para que essas substâncias não causem irritações ou tenham ação tóxica no seu organismo e de quem convive com você.

O que é mofo? Quais são as causas?

Antes de descobrir como tirar mofo da parede, é importante entender como essa patologia é causada. Também conhecido como bolor, trata-se de um tipo de fungo filamentoso que se desenvolve em matéria orgânica, localizada principalmente em ambientes escuros e úmidos.

Nas paredes, ele é caracterizado por manchas ou pontos escuros, cinzentos e marrons. Ao não ser removido, ele continua crescendo sob o revestimento, comprometendo a qualidade da pintura e do acabamento.

Perigos do mofo

Descobrir como acabar com mofo na parede é importante não só para a decoração, mas para a saúde dos moradores. A longo prazo, a exposição ao organismo pode desencadear doenças e agravar quadros relacionados à saúde respiratória, como asma, rinite e sinusite.

Além disso, inalá-lo pode gerar infecções graves, como pneumonia fúngica e até meningite. Por isso, ao notá-lo, é fundamental tratá-lo o mais rápido possível, impedindo que ele se prolifere em outras superfícies.

Como identificar o mofo?

Não há segredo para identificar o surgimento de mofo na parede. Além da presença de manchas escuras, ele pode causar rachaduras na pintura e, em alguns casos, odor desagradável no ambiente.

Por buscar espaços quentes, úmidos e escuros, normalmente, ele aparece nos banheiros e nas dispensas. Fora isso, a proliferação acontece em questão de horas, sendo ainda mais fácil detectar.

Como evitar o mofo nas paredes?

Apenas tirar o mofo não é garantia que ele desapareça para sempre. Se o ambiente proporcionar as condições ideais para sua reprodução (calor, umidade e matéria para servir de alimento), o transtorno permanecerá.

Para evitar o mofo nas paredes, é recomendado.

– Deixar as janelas e portas abertas para aumentar a circulação de ar.

– Caso haja exaustores na cozinha, utilize-os enquanto cozinha para evitar que o vapor se acumule.

– Não deixe as toalhas secando no banheiro, pois aumentam a umidade.

– Ventile as áreas do chuveiro, cozinhas e lavanderias.

É importante ressaltar que essas medidas são recomendadas para pequenas manchas de mofo, quando a área tomada pelo fungo for muito grande, a sugestão é que você busque um profissional para lidar com a situação.