A coordenação de Preservação de Acervo da Fundação Cultural de Curitiba precisou fazer mais uma ação de despiche na Praça 19 de Dezembro. Dessa vez, a limpeza foi no obelisco e nas três colunas do painel de duas faces. A limpeza ocorreu na semana passada, no dia 26/09, após a praça amanhecer pichada no dia 25.
A remoção da pichação levou duas horas. A lavagem foi feita com a aplicação do produto Deleta e em seguida a tinta foi eliminada com o uso de borrifador com água. O produto é fornecido pelo Grupo OVD, detentor da marca Vonder, da Linha Especial de Limpeza e Impermeabilização.
A coordenadora de Preservação de Acervo, Cláudia Arioli, avalia que a remoção das pichações foi fácil devido à impermeabilização completa realizada em agosto. “Podemos considerar que o trabalho foi executado a contento e que a impermeabilização foi um diferencial no projeto”, analisa.
Entretanto, a coordenadora destaca a necessidade de a população valorizar e cuidar dos bens públicos. “É importante que a população valorize o Patrimônio e ajude a preservá-lo”, afirma.
Ela destaca o trabalho de visitas mediadas realizadas pelo Núcleo de Ação Educativa da FCC, roteiros da ação educativa com o objetivo promover a educação patrimonial ao abordar a importância dos bens culturais e uma reflexão sobre a sua preservação.
A remoção das pichações nos monumentos da Praça 19 de Dezembro é uma ação da Prefeitura em parceria com a Associação Comercial do Paraná, que acionou empresas apoiadoras para o fornecimento de equipamentos e material de limpeza dos monumentos.
O primeiro trabalho de remoção de pichações nas obras e painéis artísticos da Praça 19 de Dezembro começou em 12 de agosto e foi finalizado no dia 30 do mesmo mês com a impermeabilização do Painel (face de granito do Erbo Stenzel).
Campanha
A limpeza da praça faz parte da campanha Pichação é Crime. Denuncie, que está sendo retomada pela Associação Comercial do Paraná com apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e outros segmentos da sociedade organizada.
Fonte: http://www.pam.curitiba.pr.gov.br/geral/noticia.aspx?idf=43651