NASCAR Brasil: ESG, Parceria Sustentável e Ações Sociais

Carro da NASCAR Brasil em um evento com práticas ESG.


A NASCAR Brasil, comprometida com a jornada de transformação dos negócios através do ESG (Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança), reforça o seu papel na construção de um mundo inclusivo, ético e ambientalmente sustentável. Portanto, este compromisso não é apenas retórica; é uma mudança de paradigma na forma como a atividade automobilística interage com o meio ambiente, alinhando-se às práticas globais de desenvolvimento sustentável.

Sustentabilidade

Nesta temporada, a competição deu passos fundamentais para moldar um futuro mais sustentável e igualitário. Sob a égide do ESG, a letra “E” adotou medidas concretas, como a neutralização das emissões de carbono dentro e fora das pistas. Acima de tudo, a NASCAR Brasil deixa um legado em todas as cidades anfitriãs, cumprindo com maestria a promessa de um evento ambientalmente responsável. Além disso, a promoção da coleta de resíduos sólidos e líquidos para destinação ecologicamente correta demonstra um comprometimento efetivo com o meio ambiente.

A NASCAR Brasil reforça seu compromisso com a sustentabilidade através de uma parceria inovadora com a Nano4You. A empresa fornece todos os produtos sustentáveis de limpeza dos veículos em todas as etapas do campeonato, incluindo a limpeza dos boxes e instalações da categoria oficina em Curitiba. Com o Bio7 Limpador Multiuso, a limpeza dos motores e a remoção de graxas são eficientes e ecologicamente responsáveis. Os veículos em pista são tratados com a Linha NT, garantindo uma limpeza a seco, enquanto os acessórios são revitalizados com o GT Shine. Essa ação não apenas reduz o impacto ambiental da competição, com a diminuição do uso de água e químicos tóxicos, mas também protege os usuários. Como parte do programa, a Nano4You realiza ações de treinamento e sensibilização, contribuindo para uma abordagem mais sustentável e consciente por parte da equipe e dos pilotos.

A NASCAR Brasil destaca-se também na promoção da sustentabilidade ao adotar combustíveis limpos, como o Etanol.

Responsabilidade Social

No âmbito da responsabilidade social, a organização supera desigualdades ao incluir pessoas com transtorno autista e PCDs nos autódromos, em parceria com o Instituto I.G.U.A.I.S e o projeto “Ele vai pra escola” / “Ele vai para o autódromo.” Por exemplo, durante a etapa de Cascavel, a NASCAR Brasil proporcionou momentos únicos para 150 alunos da Apae, promovendo interações e distribuindo brindes. A responsabilidade social estende-se às crianças na UOPECCAN, com pilotos visitando o hospital, e à parceria internacional com a NASCAR Americana no projeto Speedy Bear, levando conforto a pacientes pediátricos. O Instituto I.G.U.A.I.S, focado na inclusão, vai além das pistas, proporcionando acesso inclusivo, apoio psicológico e conscientização. Além disso, o legado social da NASCAR Brasil ecoa através de pilotos e patrocinadores, que replicam ações em suas cidades em diversas frentes socioambientais.

Governança

Na letra “G,” de Governança, a NASCAR Brasil mantém uma postura ética e responsável desde sua fundação. A gestão dos negócios considera requisitos éticos de ser um bom cidadão corporativo, priorizando práticas responsáveis e transparentes. Da mesma forma que o alinhamento entre lucro, propósito e transparência define o compromisso contínuo da NASCAR Brasil com a governança corporativa responsável.