O que é a eflorescência e como combater?
Eflorescência é o acúmulo de sais solúveis existentes na argamassa de chapisco, emboço e/ou reboco que juntamente com água afloram à superfície. Normalmente, surge nas juntas de espaçamento entre peças, porém, nos casos mais graves, a eflorescência chega a perfurar a peça cerâmica. É importante salientar que a eflorescência só aparece se houver alguma infiltração ou umidade no local, pois é a água que carrega os sais até a superfície formando uma camada espessa, normalmente dura e de cor esbranquiçada.
Quais fatores contribuem para o surgimento da eflorescência?
Materiais com alto teor de sais solúveis e/ou excesso de água
Sabe-se que, dentro da química, a quantidade de produtos é proporcional à quantidade de reagentes. Então, o uso de materiais com alto teor de sais solúveis propicia o aparecimento de manchas — bem como o excesso de água, que facilita o transporte dos sais até a superfície.
Uma boa saída nesse caso é utilizar cimentos do tipo CPIII e CPIV. Eles têm pouco hidróxido de cálcio em sua composição, o que dificulta o aparecimento da eflorescência.
Ambiente quente e úmido
A umidade em um ambiente pode fazer com que os vapores de água penetrem na superfície. Ela solubiliza os sais internos e os evapora junto com eles.
Além disso, a temperatura funciona como um catalisador, fornecendo energia em forma de calor. Isso faz com que as reações aconteçam de maneira mais rápida.
Impurezas na areia
Caso a areia usada para o preparo do concreto contenha impurezas, pode ser que a mistura não seja densa o suficiente. Com isso, têm-se um material poroso, o que facilita o transporte dos sais dissolvidos na água.
Quanto mais fechado for o caminho até o revestimento, mais difícil será o surgimento desse fenômeno.
Fissuras no rejunte
Assim como o caso da areia, as fissuras no rejunte fazem com que existam vários espaços vazios, pelos quais a água pode entrar, reagir e então sair, trazendo consigo as manchas.
Por isso, é importante cobrir qualquer fresta o mais rápido possível.
Conhecer as causas da eflorescência é fundamental, não só por fatores estéticos, mas também por segurança — já que ela pode trazer consigo o mofo, que é danoso à saúde.
Portanto, é preciso investir em bons materiais, como peças de cerâmica esmaltada de qualidade. Assim, é possível garantir o seu conforto e bem-estar.
Como combater:
- A melhor forma de se evitar essa patologia é isolar os pontos de infiltração (caso exista algum)
- Respeitar os tempos de cura na execução de cada etapa da obra
- Não assentar cerâmica sobre base molhada (não curada)
- Empregar aditivos impermeabilizantes que fazem com que a argamassa e o concreto absorvam menos água
- Realizar manutenções preventivas para trocar rejuntes fissurados e juntas de movimentação danificadas.
- Mas caso não seja possível e essa patologia já tenha se instalado, a Nano4you possui uma tecnologia inovadora para combater a Eflorescência conheça o LIMPA FÁCIL EFLORESCÊNCIA, um poderoso decapante sem ácidos corrosivos e sem a necessidade de neutralização após enxágue. Este limpador de última geração elimina radicalmente os depósitos de cal e elimina os vestígios de eflorescências. Não é agressivo como os produtos similares no mercado, por não conter ácido muriático, sulfúrico e fluorídrico em sua fórmula. Preserva as superfícies minerais, incluindo aquelas mais frágeis, tais como metal, vidro, borracha e tinta esmaltada.



