Saiba mais sobre esse museu tão importante para o Brasil:
O MUSEU
O edifício histórico localizado no Parque da Independência, conhecido pelo nome de Museu do Ipiranga, tem como nome oficial Museu Paulista da Universidade de São Paulo. É uma instituição científica, cultural e educacional com atuação no campo da História e cujas atividades têm, como referência permanente, um acervo. O conjunto articulado dessas atividades é a curadoria. Envolve a formação e ampliação de coleções (por intermédio de doações, aquisições ou coleta de campo), sua conservação física, seu estudo e documentação bem como a comunicação, seja do acervo, seja do conhecimento que ele permite gerar, através de exposições, cursos, programas educativos e publicações.
O Museu Paulista da USP foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural e marco representativo da Independência, da História do Brasil e Paulista. Seu primeiro núcleo de acervo foi a coleção do Coronel Joaquim Sertório, que constituía um museu particular em São Paulo.
O Museu do Ipiranga reabriu para o público no dia 8 de setembro como um dos mais completos e modernos museus da América Latina. Totalmente restaurado e modernizado, com o dobro da área construída, área expositiva triplicada, acessibilidade a todos os pavimentos do edifício, tecnologias de ponta para combate anti-incêndio, medidas de sustentabilidade além do Jardim Francês e suas fontes recuperadas. Saiba mais sobre o Novo Museu do Ipiranga, sua história, edifício, acervo, exposições e programação em: www.museudoipiranga.org.br.
Curiosidade 1: Os despojos do corpo de D. Pedro se encontram sepultados desde 1972 na Cripta do Monumento à Independência, no Museu do Ipiranga, em São Paulo, no local aproximado onde o então príncipe regente teria dado o Grito da Independência, em 7 de setembro de 1822!
Curiosidade 2: Pela primeira vez na história, o coração de Dom Pedro I voltou ao Brasil para as celebrações do bicentenário da Independência do Brasil.
O Novo Museu
O projeto Museu do Ipiranga 2022 teve como objetivo a restauração e modernização completa do Museu do Ipiranga, para reabertura nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em 2022.
O Museu possui uma nova área de 6.800 m², incluindo sala de exposições temporárias, salas para atendimento do programa educativo, café, auditório, loja e uma área confortável de acolhimento, tornando-o compatível com os grandes museus internacionais. O Novo Museu irá ampliar de forma significativa a sua visitação pública, podendo receber um público acima de 500.000 visitantes/ano.
As exposições de longa duração, utilizando os acervos do Museu, foram ampliadas e completamente renovadas. Os temas e questões foram desenvolvidos dentro das linhas de pesquisa institucional: Universo do Trabalho, Cotidiano e Sociedade e História do Imaginário. Prevê-se novos mobiliários, projeto de iluminação, projetos de multimídia e restauração de acervos. Especial atenção será dada para a acessibilidade plena, entendida como forma de inclusão social de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade.
O novo projeto prevê que todo o edifício, patrimônio tombado nas três esferas do governo, será dedicado exclusivamente à visitação pública, com exposições e espaços de fruição visual de sua arquitetura monumental plenamente renovados, com acessibilidade universal e integrados ao conjunto urbanístico do Parque da Independência.
Nano4you e a restauração do Museu do Ipiranga
Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga, em São Paulo (SP), reabre, como parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. Tombado como Patrimônio Histórico Municipal, Estadual e Federal, o edifício-monumento passou por obras de restauração e modernização.
A Nano4you reconhece a importância da preservação e o cuidado com esse patrimônio histórico do brasil e aceitou o desafio de limpar o local utilizando produtos que garantem todo cuidado necessário, com a mesma tecnologia utilizada na limpeza e proteção das colunas de Bernini no Vaticano.
Fornecemos os nossos produtos que agem na remoção de excesso de sujeira do rejunte no piso do museu, tanto no piso decorativo do jardim como ao redor do prédio. Esses produtos além de realizar a limpeza sem agredir os materiais (pois não possuem ácidos corrosivos), deixam a superfície protegida e com um aspecto de novo.
A utilização de produtos sustentáveis e orgânicos é de extrema importância para o meio ambiente, mas principalmente para patrimônios históricos, pois os mesmos realizam a proteção de forma segura dentro dos padrões determinados pelo IPHAN, instituto responsável pelo patrimônio histórico nacional.
Além de não danificar o ambiente, não põe em risco a vida do profissional que está utilizando o produto, e esse é o principal objetivo da Nano4you: proteger você, o próximo e o meio ambiente!
Valorizar e preservar o patrimônio histórico cultural de um país é valorizar a identidade que forja seus cidadãos, é manter sua identidade!
OS PRODUTOS DA NANO4YOU QUE FORAM UTILIZADOS
Limpa Fácil Pós Obra é um desincrustante de resíduos de pós-obra à base de ÁCIDOS ORGÂNICOS, o qual não necessita de neutralização após enxágue. Entre as grandes vantagens dos produtos é que NÃO possui ação tóxica de ácidos corrosivos, como o ácido Fluorídrico, Muriático, Sulfúrico e Cloro.
GTR Eco Removedor que é um removedor concentrado para fortes incrustações de resíduos de concreto, cimento, argamassa e demais resíduos incrustados na superfície. Fórmula exclusiva, premiada e reconhecida na Europa. É eficaz em poucos minutos de ação. GTR Eco Removedor age desagregando a argamassa e cimento por camadas, promovendo uma remoção progressiva, segura e sem impacto ao material.
FONTES:
https://www.mp.usp.br/museu-do-ipiranga
https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/08/22/por-que-o-coracao-de-dom-pedro-i- fica-em-portugal-e-o-restante-do-corpo-no-brasil.ghtml
https://exame.com/casual/museu-do-ipiranga-reabrira-no-dia-6-de-setembro-apos-nove-anos-fechado/